• Posted by : Lízi 28 de mar de 2015



    Na parte 1 desse artigo, eu falei bastante sobre um preconceito que rola com os mangás, principalmente os shounens mais populares, por parte dos pais e como isso prejudica que eles existam nas bibliotecas escolares.

    Agora eu vou falar sobre como é importante vencer esse preconceito, como é importante que tu responsável por crianças ou adolescentes leia mangá.

    Mantenham em mente que existem mangás para todas as idades e gostos, mangá é um universo maravilhoso onde tem lugar pra todos!

    Ver além das imagens

    É muito fácil julgar um livro pela capa não é? Eu não sou mãe, mas eu conheço muitos fãs de mangá e anime que passam por esse problema chato. Está lá tu lendo de boas, curtindo bastante a história e a mãe, pai, vó, tia ou etc aparece e larga aquele “de novo vendo esses desenhos violentos, só faz isso da vida!”.

    Gente, nunca digam essas coisas, que horrível! Sim são desenhos, são ‘livrinhos’ com desenhos também, mas as histórias podem ou não ser infantis. Dê uma olhadinha no post sobre gêneros de mangá e dê uma olhada também no post sobre o mangá e as crianças (para os pequenininhos!), antes de dizer uma coisa sem cabimento dessas, pare o que está fazendo, desligue o botão de pré conceito e tente entender sobre o que se trata a obra, lida ou animada.

    O mangá não é tão popular e importante para a cultura japonesa porque tem mulher pelada, bichos fofinhos e pancadaria, está tudo além dessa primeira impressão. Nem todas as protagonistas de romances são moscas mortas, nem todos os shoujos são manuais de como namorar, alguns são manuais do que NÃO fazer NUNCA com namorados e amigos. Nem todo hentai é só sexo e peitos de tamanhos desnaturais pulando de um jeito que só pode doer muito, nem tudo é o que parece!!

    Da minha visão como filha e tia, é uma obrigação dos pais tentar de verdade entender os gostos dos filhos, principalmente sobre leitura e o que ele está vendo. Não fique brigando ou se afastando em sua relação com seus filhos por conta do mangá. Não é algo do diabo, não é algo ruim, você só precisa parar, sentar com calma e aprender a conhecer!

    “Ah, então é um menino que come demais, acha engraçado andar pelado e desce o cacete em todo mundo, ainda por cima ele tem rabo de macaco! Ah mas é muito sem sentido, meu deus!!”.

    Essa pode ser a visão de muita gente de dragon ball, mas será que eles pararam pra ver que é sobre o Goku (e ainda tem a lenda de son Goku hein, bora lá conferir!), um menino que teve seu planeta destruído e foi salvo numa nave que caiu na Terra, lá ele foi acolhido por um velho gentil que o criou do melhor modo que pôde, para ser um bom rapaz. Goku é uma ótima pessoa, não a toa ele vira um Deus no fim da coisa toda, ele sempre ajuda as pessoas, derrota os caras maus, ajuda os amigos e estranhos e poxa...é muito legal ajudar na genkidama ta? (Alivio cômico!! Calma! Ria!).

    No curto e grosso, raramente tu vai ver um mangá que não passa uma lição de moral, mesma coisa pra animes. Quer ver? Tem esse anime que eu não gosto muito que se chama Kore wa zombie desu ka? (Acredito que seja algo como eu sou um zumbi?). É sobre um cara, que morreu e foi salvo por uma guriazinha sendo transformado em zumbi. Do nada, um monte de garotas diferentes (menina que não pode falar porque o que fala acontece, menina ninja peituda que só xinga ele, menina mágica), enfim, elas começam a morar na casa dele e altas coisas mais sem noção (noção sim, porque...faz sentido) continuam acontecendo!! E esse anime ainda passa lições muito importantes. Como uma pessoa jovem talvez tu aprenda elas pela primeira vez, como pessoa mais madura, talvez tu relembre elas e ainda por cima tu pode rir muito do que acontece.

    Não...não dá pra julgar assim, dá pra acabar não gostando depois de conhecer, mas é importantíssimo conhecer! Tantos os pais, quanto os bibliotecários e professores (que também podem ser pais né).




    Recomendações de títulos para toda família

    E é por isso que eu vou deixar uma lista lindinha de títulos bem legais pra se conhecer. Eu espero de coração que vocês mostrem pra sua família, e que todos possam entrar em harmonia assim! Vou passar tudo em português, então não tem desculpa!!


    O personagem principal, é o jovem Aladim, que tem uma flauta mágica com um Djinn (Gênio) dentro. Houve uma menção de um desejo que Aladim fez, ele desejou que o Djinn se tornasse seu amigo.

    O Djinn, quando invocado, não tem cabeça, um ENORME corpo musculoso e é tão tímido perto de garotas que quando uma garota o toca, ele cai e fica paralisado devido a vergonha. O que será que acontecerá com eles?


    É um mangá de aventura, fantasia, ação e muita coisa legal pra quem tem…qualquer idade! Ele está em publicação no Japão ainda e também está sendo lançado aqui no Brasil.


    A história se passa em um lugar conhecido como Mundo Mágico, uma terra onde a magia é usada em larga escala e os magos gozam de um alto status. Para organizar e facilitar a vida dos magos, surgem as guildas, organizações de magos controladas pelo Conselho que, por sua vez, controlado pelo governo. Uma guilda funciona como uma agência de empregos: um cliente encomenda um serviço, um mago escolhe este serviço e se o completar com sucesso recebe uma recompensa que varia de acordo com a periculosidade e grau de dificuldade da "missão". Porém assim como existem guildas pacíficas como a Fairy Tail, também existem guildas de mercenários, com fins e objetivos escusos.

    Esse é um dos shounens populares, tem aventura, magia, um pouquinho de ecchi as vezes e bastante comédia, assim como bastante momentos tensos e difíceis.




    A história se passa nos dias atuais, exceto que as pessoas com poderes especiais tornaram-se comuns em todo o mundo. Um menino chamado Izuku Midoriya não tem poderes, mas ele ainda sonha.

    Boku no hero é um mangá bem popular também, shounen também (de ação), tem bastante comédia, as pancadarias típicas e é super gostoso de ler. Super recomendo, é muito legal!







    Yoshioka Futaba tem algumas razões pelas quais ela quer “reiniciar” sua imagem e vida como estudante de colegial. Porque ela é fofa, ela foi isolada pelas amigas no Fundamental, e por causa de um mal-entendido, ela não conseguiu ter os sentimentos correspondidos pelo único garoto que ela sempre gostou, Tanaka-kun. Agora no Colegial, ela está determinada a ser o mais vulgar possível para que suas amigas não fiquem com ciúmes dela. Satisfeita ao viver sua vida dessa maneira, ela reencontra o Tanaka-kun, mas agora ele está sob o nome de Mabuchi Kou. Ele fala pra ela que sentia o mesmo por ela quando eles eram mais jovens, mas que agora as coisas podem nunca mais serem as mesmas. Futaba será capaz de continuar seu amor, que nem nunca começou há três anos atrás?

    Esse é um shoujo que atualmente é super popular. Não é só indicado para meninas, é indicado pra quem quer que goste! Mas é um romance, drama, slice of life. A vida não é um mar de rosas, os mangás não ocultam isso, nem os mais fantasiosos!


    Mitsuki tem 12 anos. Ela prometeu a seu querido Eichi-kun, que foi em intercâmbio à América, que buscaria seu sonho de ser cantora. Mas, Mitsuki possui uma doença mortal. Um câncer na garganta que pode impedi-la de alcançar seu sonho...

    Esse aqui é um drama bem pesadinho, já adianto que a lição que ele passa é: não desista dos seus sonhos...e mais umas coisas bem fortes.









    Acredito que com essa lista passei meu recado. São títulos facilmente subestimados, mas que também são legais de se ter na biblioteca. Acho que todos eles tem anime, exceto o boku no hero academia, mas experimente também assistir os animes, você pode encontrar eles em sites como anitube para ver online ou em fansubs, pesquisando pelo titulo e colocando junto ‘download’ ou ‘baixar’. Além do mais, recomendo procurarem o anime 'Bakuman' e 'Kaleidostar' também!

    Bakuman
    Kaleidostar
    Eu gostaria muito de um feedback sobre esse post, já que ele é de extrema importância, mas tudo bem, o blog não é muito popular, por mais que eu divulgue nos quatro cantos do mundo, mas agradeço a todos que leem! É um prazer escrever sobre algo que amo tanto! Se tiver alguma dúvida ou qualquer comentário, por favor não hesite em fazer!

    0 comentários

  • Copyright © 2013 - Nisekoi - All Right Reserved

    Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan