• Posted by : Lízi 8 de jul de 2015


    Hoje trago um artigo mais sério e que me deixa deveras preocupada. Aos que não sabem, nosso país é um dos que possuem poucos leitores ativos, e sim, existem os leitores passivos!

    Todo mundo lê diversas placas, sites e posts em redes sociais e não vamos esquecer as letras de música. Tudo isso é necessário para seguir o dia a dia e claro, entender o que músicas estrangeiras significam ou praticar para aprender perfeitamente uma música brasileira, mas porque é que eu ainda escuto gente me dizendo “Ahh, eu até queria ler, mas é chato! Tem muito texto!” “É muito longo!” “Não é como um filme que tudo tem movimento!” “Eu tenho preguiça!”.

    São quase infinitos os motivos que as pessoas dão para não gostar de ler e nem começar. E isso é preocupante.

    E não são só os jovens e adultos que não leem com frequência, mas as crianças também.  Talvez em parte seja porque na escola são obrigados a fazer leituras que realmente podem achar chatas e não sabem utilizar serviços como a biblioteca para procurar algo que os agradem, ou talvez seja por falta da influência de dentro de casa que é uma das mais importantes, mas uma coisa é certa: Todo mundo deve desfrutar dos prazeres da literatura.

    Mas esse não é um blog sobre qualquer tipo de literatura, é um blog sobre mangás e light novels, um blog sobre essa leitura que engloba todo tipo de tema e gênero e que está sempre ali de braços abertos para qualquer tipo de leitor.

    Então...porque não ler mangás? Ninguém está dizendo que não se deva assistir aos animes, mas de novo, porque não ler os mangás? E ainda mais, as light novels!

    Todo mundo já sabe que se deve ler o que gosta, mas nunca se limitar só a um tipo de leitura. Por exemplo, muita gente gosta de ler apenas shoujos e não tem nada de errado nisso, mas que tal começar a experimentar os joseis? Se tu gosta muito de shounen, que tal misturar um pouco de seinen e uma pitada de sci-fi? Se tu gosta de comédia, porque não explorar um humor mais refinado ao invés da comédia simples? É sempre interessante explorar outros tipos de leitura, se não gostar não tem problema, mas é sempre bom se manter lendo coisas novas!

    E agora vamos as instruções! Siga essas dicas e eu garanto que logo logo vai se tornar um leitor tão viciado nisso quanto eu!


    1. Pratique

    Para ler é preciso...ler! Comece analisando muito bem o material que você acha que quer ler. Sempre leia resumos, sinopses, até resenhas de outras pessoas para ver se é o que tu procura. Comece com leituras com uma linguagem que tu acha simples e compreensível e daí vá evoluindo para outras coisas.

    Faça da leitura um hábito diário e um vício louco! Sempre reserve um local tranquilo afastado das tentadoras tecnologias. Desligue a TV, acenda as luzes ou deixe entrar luz natural no local escolhido e apenas se concentre na sua leitura o máximo que conseguir, lendo um número maior de páginas a cada dia.

    Tente desaprender a ler dinamicamente. Quando lemos apenas por necessidade no dia a dia, acabamos lendo só algumas palavras chave e desenvolvendo um contexto com nenhuma ou pouca e errada interpretação. Leia todas as palavras do começo ao fim de cada linha com calma e repita até absorver.

    2. Explore a leitura

    O mundo dos mangás e light novels é vasto e como dito acima, é sempre bom ir explorando outras histórias e conhecer novos mundos e gêneros diferentes. Muitas leituras enriquecem nosso vocabulário e sabedoria e tornam as próximas mais fáceis.

    3. Leia ativamente

    Só ler e se jogar em um mundo mágico não é suficiente, seja também um leitor ativo e crítico. Quando ler, faça anotações, questione os eventos, grife ou destaque de outra forma que prefira as partes que mais te agradaram por qualquer motivo que seja. Faça anotações sobre o que acha que devia acontecer e dúvidas que gostaria que fossem respondidas e não foram.

    A cada trecho lido, pare um momento e imagine os locais, personagens e emoções descritos. Tente sentir os cheiros, ver as cores e ouvir os sons.

    4. Use a leitura como inspiração

    Naqueles dias ruins em que estamos muito desanimados, uma boa leitura de algum assunto que amamos profundamente pode melhorar nosso estado de espírito.

    5. Crie uma lista de leitura ou a pilha de leitura

    Sem importar a velocidade com a qual se lê, já que é vital absorver completamente o material lido, aproveite os tempos entre leitura e que estejam livres para dar uma olhada no que mais gostaria de ler depois da leitura atual. Se você é como eu e compra mais do que lê, a pilha de leitura é uma ótima saída. Faça assim:

    Pegue algumas leituras pendentes (não faça uma pilha arranha céu, ou nunca vai tocar nela!) e organize por ordem de curiosidade ou prioridade e vá no seu ritmo, acabando com aquela pilha de leitura, seja ela física ou digital. Tire um tempo entre uma história e outra, mesmo em séries, para refletir sobre o que leu e absorver bem.

    6. Nunca leia desarmado

    Felizmente ler com armas de fogo ou brancas não vão te dar mais emoção, mas quando for explorar uma leitura antiga ou em outro idioma, nunca esqueça do seu fiel companheiro: o dicionário! Ele é o carinha que existe em várias linguas e vai te ajudar a entender tanto termos estrangeiros quanto da sua própria lingua.

    7. A hora certa

    Experimente ler em locais barulhentos ou em movimento para saber como se sente. Existem pessoas que conseguem ler em locais lotados e outros que precisam do silêncio espesso.

    Não leia a noite, pois nessa hora geralmente já estamos cansados do dia e podemos não absorver muito bem a informação. Também não temos fonte de luz natural, forçando a nossa vista e podendo prejudicá-la.

    8. Não se force a ler

    Se tu começaste qualquer leitura e achou ela desinteressante, não tenha medo de largar o livro no meio ou no início.

    9. Não se prenda aos clássicos

    Ninguém é menos leitor ou menos inteligente por não gostar dos clássicos ou simplesmente nunca ter tido vontade de lê-los. Eles podem ser legais, mas não são leituras obrigatórias. Leia se quiser, como quiser e ache o que bem entender.

    "Depois de leitor, você pode se tornar, então, escritor– embora, pasme, muitos hoje pulem a leitura, por julgá-la dispensável, e já desejem publicar"
    - Miguel Sanches Neto

    10. Experimente seu conhecimento

    Depois de muito ler, comece a fazer resenhas sobre suas leituras e tente publicá-las em blogs pessoais ou similares. Não para se mostrar aos outros, mas apenas para se aventurar por novas terras.

    Espero que tenham curtido o artigo! Comente, curta, compartilhe, tweet e o que mais quiser!

    { 7 comentários... read them below or Comment }

    1. Eu gostaria de ficar lendo Mangás e Light Novels o tempo todo, mas infelizmente trabalhar e estudar toma muito do meu tempo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah sim, eu entendo...é realmente complicado. Estudo e trabalho também (e nem posso ler em onibus e tals pq enjoo x.x), mas no meu intervalo eu leio, e antes da aula começar e a tardinha nos fins de semana, pra poder jogar um pouco também XD

        Excluir
      2. Eu venho tentando ler paralelamente umas 4 obras quando tenho tempo, mas sempre vem uma vontade de ler algumas obras muito longas, tipo Gintama, que é shounen que eu gosto, e tem ainda outras que me despertam curiosidade, tipo Hajime no Ippo (essa é terrivelmente longa, mas começar a ler seria não fazer mais nada da vida durante meses)

        Excluir
      3. Eu tenho leituras pararelas também, coisas que até hoje eu nunca terminei XD no momento eu vivo também numa cidade de torres de livros e mangás pq eu não to conseguindo vencer tudo D: (lendo no momento instrumentos mortais, livro 6), mas eu n recomendo paralelas...é melhor fazer uma lista de prioridades de leitura XD e dai se disciplinar pra seguir ela u_u

        Excluir
      4. O segredo de ler paralelamente é saber intercalar bem, pra não deixar nenhuma de fora, porque se eu não fizer assim, uma acaba esquecida

        Excluir
    2. Não ler de noite? Isso é ridículo, se não for assim não vou ter tempo de ler nunca

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não, rídiculo não é. Porque eu recomendo que a leitura não seja feita a noite? Bom, ela é feita com luz artificial, as vezes tem gente que lê até com a luz de um abajur e isso a longo prazo prejudica a visão, pois tu fica forçando e cansando os olhos e tem gente que se importa com a sua saúde a esse ponto.

        Tem vezes que eu também só tenho a noite para ler, mas no geral eu procuro evitar, afinal, já uso óculos por causa desse tipo de coisa ;)

        Excluir

  • Copyright © 2013 - Nisekoi - All Right Reserved

    Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan